Fundada em 2013

A Empresa de Águas e Saneamento do Cuanza Norte E.P, é uma empresa pública, criada pelo Decreto Executivo Conjunto n.º 418/13 de 17 de Dezembro. Tem como objecto, a gestão e exploração dos sistemas públicos de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e drenagem de águas pluviais na Província do Cuanza-Norte.

No município de Cazengo, um dos sistemas actuais de abastecimento de água à cidade de N’Dalatando é totalmente gravítico, tem como origem o rio Mucari, com uma produção média de 151 m3/h correspondentes a 42 l/s. O mesmo entrou em funcionamento após a sua inauguração em 30 de Maio de 2011 e compreendia aproximadamente 2.000 ligações domiciliárias, com um período de abastecimento de 6 a 8 horas/dia.

Desde o dia 03/04/2025, foi dado o arranque da fase de exploração do SAA do Lucala que vem beneficiando a cidade de N’Dalatando, aumentando o tempo de distribuição que passou de 4 para 7,5 horas/dia e aumentando consideravelmente o volume de água disponível. O sistema não se encontra a funcionar na sua plenitude, em função da fraca potência de energia da rede pública no município do Lucala, sendo que o mesmo foi construído com o intuito de funcionar 24 horas/dia.

A sua exploração será faseada, nesta fase inicial de exploração está acordado o funcionamento de 8 h/dia nos primeiros 6 (seis) meses, segunda fase será aumentar para 12 h/dia, terceira fase 18 h/dia para 6 meses e a quarta fase e última que passará para as 24/h de funcionamento.

O Projecto Lússue, este projecto contempla conduta, captação, adução e tratamento de água bruta. A água é bombeada 200 m3 por hora. A previsão é que o sistema de abastecimento do Lússue abasteça um total de 28.000 famílias nos arredores da comunidade do Lússue e alguns bairros da cidade do N’Dalatando, tais como: Camundai, Vieta e Mesquita. Este sistema encontra-se concluído e teve o início de exploração no dia 16 de Maio 2025.

No terceiro trimestre de 2021, foi assumida a gestão do sistema de água potável do Baixo Dondo, sede do Município de Cambambe, com a extensão da rede de distribuição de novas ligações, o que representa um aumento estimado actual de 2.000 ligações potenciais, das quais 1.668 estão actualmente contratualizadas e do Alto Dondo foi inaugurado e entregue o SAA, estando em fase da criação de condições para o início da actividade comercial.

No Município do Golungo Alto a empresa iniciou as suas actividades no mês de Agosto de 2023 com o cadastro de 524 ligações, estando actualmente o sistema de fornecimento de água fora de serviço e aguardando o posterior restabelecimento do fornecimento para posteriormente ser avaliado o número de potenciais ligações. Actualmente estão contratualizadas 158 instalações.

Desde o dia 12/12/2024, foi assumida a gestão do Sistema de Abastecimento de Água do Alto Dondo, com uma extensão de rede de mais de 600 ligações (em condições precárias e não contratualizadas). O sistema foi conectado à rede pública de energia eléctrica no final do mês de Maio e neste momento encontra-se a abastecer com restrições devido à péssima qualidade da rede de distribuição.

Nas tabelas seguintes apresenta-se um resumo dos dados relevantes dos sistemas, para estabelecer um marco conceptual que contribuam para um melhor entendimento dos restantes capítulos que integram este relatório.

missao

Missão

Levar a água às residências dos clientes de modo a satisfazer as suas necessidades e de acordo com os padrões de qualidade definidos pela OMS .
visao

Visão

Atingir o mais alto nível de prestação de serviços de uma empresa de fornecimento de água em toda a Província do Cuanza Norte.
valores

Valores e Princípios

• Ética e transparência.
• Proximidade com os Clientes.
• Valorização dos colaboradores.
• Compromisso com a sustentabilidade.
• Inovação.
• Respeito pela diversidade.

Sobre Nós