Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), através da Portaria nº 2.914/2011, a água potável é aquela água que atende ao padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria e que não ofereça riscos à saúde. Já a água para consumo humano é a água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem.

Indicador 6.3.2 “Proporção de corpos de água com boa qualidade ambiental da água”

O indicador em resumo

O indicador monitora a porcentagem de corpos d’água (rios, lagos e águas subterrâneas) em um país com boa qualidade da água ambiente. “Boa” indica uma qualidade da água ambiente que não prejudica o funcionamento do ecossistema ou a saúde humana, de acordo com os principais grupos de parâmetros de qualidade da água ambiente relevantes globalmente.

Para fins de relatórios globais (nível 1 do indicador), a qualidade geral da água é estimada com base em um índice que incorpora dados sobre cinco grupos de parâmetros principais, que informam sobre os principais comprometimentos da qualidade da água presentes em muitas partes do mundo:

  • Oxigênio (águas superficiais).
  • Salinidade (águas superficiais e subterrâneas).
  • Nitrogênio (águas superficiais e subterrâneas).
  • Fósforo (águas superficiais).
  • Acidificação (águas superficiais e subterrâneas).

A metodologia prevê medições in situ desses grupos de parâmetros de qualidade da água. Os valores medidos são comparados aos níveis-alvo nacionais para os diferentes parâmetros e, se os valores atingirem as metas em 80% ou mais das vezes, o corpo d’água é classificado como bom.

Além disso, os países também são convidados a fornecer relatórios mais detalhados sobre a qualidade da água ambiente (nível 2 do indicador), incorporando quaisquer dados sobre qualquer parâmetro de qualidade da água que considerem relevantes. Por exemplo, podem incluir dados sobre metais pesados ​​ou parâmetros biológicos, ou dados coletados por meio de abordagens diferentes dos métodos físicos e químicos básicos usados ​​para o nível 1, como técnicas de observação da Terra por satélite ou iniciativas de ciência cidadã.

Qualidade da Água